Com 62% dos brasileiros possuindo smartphone, muitas pessoas se comunicam principalmente por telefone por meio de mídias sociais e textos. Seja para fazer planos, desejar um feliz aniversário ou apenas dizer um olá, comunicamos quase tudo por meio de mídias sociais e textos. Mas e quanto a expressar condolências pela perda de alguém? Quando é aceitável expressar condolências pela perda de alguém nas mídias sociais ou via texto versus uma nota pessoal ou outro método? Vamos discutir algumas práticas recomendadas para expressar simpatia.

Práticas recomendadas para condolências
Ao decidir como expressar suas condolências, você deve usar seu bom senso. Se você conhece a pessoa e sua comunicação principal é por meio de mídia social ou mensagens de texto, uma mensagem ou texto em mídia social deve estar bem.

Isso também pode ser bom para um membro da família ou amigo, mas você deve acompanhar uma carta pessoal. A carta pode levar vários dias para ser enviada, então é uma boa ideia enviar uma mídia social ou uma mensagem de texto para que eles saibam que você está pensando nelas. E, dependendo da sua proximidade com a pessoa que está sofrendo, você também pode fazer uma visita pessoal. Apenas certifique-se de que eles saibam com antecedência e de que estão bem com você.

Um bom final para qualquer expressão de condolências é que eles saibam que você respeita sua privacidade e entende se eles precisam de espaço. Diga a eles que você não espera uma resposta rápida ou mesmo uma resposta. Todos processam o luto de maneira diferente , e responder a mensagens de condolências pode ser demais para eles. Apenas deixe que eles saibam que você está lá para eles se precisarem de você.

Se você optar por enviar uma mídia social ou uma mensagem de texto, veremos algumas práticas recomendadas.

Condolências nas redes sociais
Existem várias maneiras de se comunicar nas mídias sociais. Vamos nos concentrar no Facebook e a diferença entre três métodos de comunicação: mensagem, postagem e comentário.

Uma mensagem do Facebook é provavelmente a sua melhor aposta, pois é privada. Especialmente se você quiser escrever uma mensagem longa e pessoal com lembranças do falecido.

Postar em seu mural do Facebook é bom se eles fizeram um post sobre a morte de seus entes queridos. Você não deseja publicá-lo se não o tiverem – eles podem não estar prontos para fazer esse anúncio ou podem optar por não compartilhar essas informações com todos. Além disso, lembre-se de que uma postagem no mural não é particular. Os amigos deles podem ver sua postagem. Portanto, se você deseja que sua mensagem seja privada, envie uma mensagem.

Se eles postaram um status sobre a morte de seus entes queridos, você pode comentar sobre isso para expressar sua simpatia. No entanto, mantenha-o curto e gentil, como “Sinto muito pela sua perda.” Se você quiser escrever algo mais longo e mais pessoal, envie uma mensagem em vez disso ou em adição ao comentário.

Condolências da mensagem de texto
Se você enviar uma mensagem de texto, não leve para o lado pessoal, se não responderem. Lembre-se de que eles estão sofrendo e podem não responder imediatamente ou de maneira alguma. Eles também podem ficar sobrecarregados com textos e outras mensagens; portanto, podem ou não ser capazes de responder a todos imediatamente.

Como você pensa em expressar simpatia por meio de uma mensagem ou texto em mídia social?.

Adicionar comentário